10389663_613635722097942_127806507724711009_n
1604365_628566570530510_1941072134_n
d41302_6e8210c983934bbfb14404062970e05d
d41302_0efb1d5749184ab095bfbc536677d5a1

O sonho teve início em 2010 quando fui eleito para presidir a Federação de Jovens da Igreja Metodista da Sexta Região (2010/11 e 2012/13) e assim como todas as federações, o desejo era o de alcançar os jovens das igrejas dando a eles suporte e ferramentas para desenvolverem seu ministério. Percebemos que os encontros Regionais ou Distritais não conseguiam ter a presença de muitas igrejas e também não estavam frutificando na proporção sonhada ao organizarmos esses eventos. Assim, oramos por uma estratégia que fosse realizada no distrito ou nas igrejas locais, para um número reduzido de jovens, a um custo baixo e com uma dinâmica que despertasse a juventude a responder ao chamado de Jesus, mostrando numa linguagem prática que cada jovem tem condições de exercer uma liderança servidora cumprindo assim o propósito do Senhor.

Em 2012 o Senhor me conduziu a iniciar o ano estudando o livro de Neemias e após a reunião da Federação que aconteceu no final de janeiro, o Senhor trouxe a memória dois cursos que participei. O primeiro em 2009, um Treinamento Missionário Transcultural pela Mission Society na Escola de Missões em Teresópolis/RJ e o outro em 2010, o ILI (Instituto de Liderança Internacional) realizado em Londrina/PR. Foi então que nasceu o Projeto Neemias, esses dois cursos ajudaram a formatar o projeto. Não posso deixar de citar três amigos e minha esposa que foram fundamentais: Lucas Yamasaki Bissoqui, que ajudou na formação, escrita e divisão das palestras;Jhonatan Willian da Cruz, que desenvolveu a logo com clareza e a essência do projeto; Felippe Régis de Oliveira, que como “parteiro” ajudou a dar vida ao projeto; e minha esposa Daniela Fiori da Silva Kreuscher que sempre me apoiou e foi ela que sugeriu que o nome do projeto fosse Projeto Neemias. Também quero lembrar aqui meus pastores: Pr. Fernando Cesar Monteiro e Pr. Don Carlo Rodrigues Reina que conferiram o material e abençoaram o início do Projeto.

Quem é que deixa tudo de lado para se dedicar às pessoas que mal conhece? Neemias fez isso. Ele era copeiro do rei Artaxerxes quando soube que Jerusalém, sua cidade natal, havia sido destruída. Neemias foi um homem de iniciativa e ousadia, contou o motivo ao rei e pediu para ser dispensado do trabalho, para que fosse reconstruir sua cidade. Antes orou ao Senhor e seu pedido foi atendido. Neemias estava disposto a servir e quando Deus o chamou e deu-lhe responsabilidades, ele as cumpriu, não desanimou frente aos ataques do inimigo. Orou e agiu, trabalhou para reconstruir os muros e proteger sua cidade, conseqüentemente realizou uma reforma religiosa e moral do povo.

Despertamento, liderança, identidade, realidade, ação e compromisso. Essas são as ênfases do projeto que visam estreitar a relação dos jovens com o chamado para liderança, uma forma dinâmica de levá-los a entender o real significado de como liderar com sabedoria e um coração de servo. Afinal, para se tornar um bom líder é preciso, primeiro, ser um bom liderado. Todos são chamados, poucos são escolhidos. Mas, aqueles que são chamados e escolhidos, são capacitados por Deus para realizar a sua obra de acordo com sua vontade.

O Projeto nasceu para levar a notícia: Há uma juventude que precisa ser alcançada por não estarem protegidos pelos muros do sangue de Jesus; Todo jovem é chamado para ser um agente de transformação onde estiver e; Aquele que tem nos chamado é o mesmo que nos capacita a exercermos o ministério. Através dessa direção do Senhor queremos mobilizar a Igreja Metodista da Sexta Região (Paraná e Santa Catarina) e os lugares que Ele nos levar.

O Projeto Neemias caminha como um Ministério Regional ligado a Federação Metodista de Jovens da Sexta Região com a benção do Bispo João Carlos Lopes.

No amor de Jesus,

Cristiano Kreuscher
Coordenador do Projeto
Membro da Igreja Metodista Central de Londrina